Web rádio ( Rádio via Internet ou Online) é uma rádio digital que realiza sua transmissão via Internet
11/01/2020 15:32 em Novidades

Web rádio (também conhecida como Rádio via Internet ou Rádio Online) é uma rádio digital que realiza sua transmissão via Internet utilizando a tecnologia (streaming) serviço de transmissão de áudio/som em tempo real. Através de um servidor, é possível emitir uma programação ao vivo ou gravada. Muitas estações tradicionais de rádio transmitem a mesma programação da FM ou AM (transmissão analógica por ondas de rádio, mas com alcance limitado de sinal) também pela Internet, conseguindo desta forma a possibilidade de alcance global na audiência. Outras estações transmitem somente via Internet (web rádios). o Brasil ainda não emplacou totalmente neste formato de rádio, mas é questão de tempo devido ao crescimento de usuários da internet atualmente.

O custo para criação de uma web rádio é bem inferior ao custo de criação de uma rádio tradicional, sendo que para transmissão de músicas ou qualquer obra de terceiros há a necessidade de pagamento dos direitos autorais. Atualmente, o órgão responsável no Brasil é o ECAD. em quanto a utilização de músicas gratuitas (Without Copyright) estão livre do pagamento de direitos autorais.

Muitas emissoras comerciais usam essa tecnologia para emitir sua programação pela Internet.

Atualmente a legalização da atividade se faz necessária através do CNAE 6010-1/00 Sub Classe: Atividades de Rádio, atividades de difusão de programas de rádio via internet (emissoras de rádio na internet).

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!