Offline
Brasil produziu 242 filmes em parceria com outros países em 10 anos
Número representa 10% dos filmes brasileiros destinados a exibição
Radioagência Nacional - Por Madson Euler
Publicado em 24/12/2025 10:02
Cultura
© Renato Araujo/Agência Brasil

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) apresenta relatório com os resultados de parcerias entre produtoras de cinema brasileiras com outras sediadas fora do Brasil. 

Foram 242 co-produções internacionais realizadas entre os anos de 2015 e 2024, sendo 183 de ficção, 53 documentários e 6 de animação. O número de filmes realizados em parceria, representa 10,4% do total de filmes brasileiros destinados para exibição. 

Os dados publicados no OCA (Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual) trazem também um Panorama de Coproduções Internacionais entre o Brasil e outros países.

O estudo apresenta uma análise das obras brasileiras de longa-metragem realizadas em regime de coprodução internacional no período.

O recorte considera apenas obras audiovisuais não publicitárias de longa-metragem com destinação inicial para o segmento de salas de exibição.

Os dados revelam uma participação geográfica variada no registro das obras em regime de coprodução nos últimos 10 anos, com um total de 37 países.

Os parceiros principais são Argentina, Portugal e França, com 68, 49 e 48 filmes produzidos de maneira conjunta, respectivamente.

Outros parceiros de destaque são Uruguai, com 22, e Alemanha com 21, longas realizados em parceria com produtoras brasileiras. Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul, Japão e Índia aparecem também com alguns títulos.

A Ancine avalia que as coproduções internacionais se consolidaram como um pilar estratégico para a expansão do mercado audiovisual brasileiro, aumentando a capacidade de captação de recursos e financiamento de obras, além de ampliar oportunidades de distribuição e acesso a novos mercados.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários