
SOBRE O EVENTO
O Auto da Liberdade é o maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre,[1] realizado anualmente no mês de Setembro na cidade de Mossoró no interior do Rio Grande do Norte.
O evento celebra os quatro atos libertários do município de Mossoró:
- Abolição dos Escravos em 1883 (5 anos antes da Lei Áurea);
- O Motim das Mulheres em 1875;
- O Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães Viana, em 1928;
- A resistência ao bando do mais famoso cangaceiro do Nordeste, o Lampião, em 1927.
Grandioso, espetáculo conta com mais de mil pessoas em cena Índios que buscam reviver as suas origens, ressaltando a história dos povos nativos que aqui habitaram. Assim começa a apresentação do espetáculo Auto da Liberdade deste ano, uma ideia original da professora Isaura Amélia, com adaptação do texto de Crispiniano Neto, encenado em quatro atos.
O espetáculo Auto da Liberdade tem um palco em grande estrutura na Estação das Artes Elizeu Ventania.
Os quatro atos mostram em sequência: O Motim das Mulheres, A Libertação dos Escravos em Mossoró, O Primeiro Voto Feminino e a Resistência ao Bando de Lampião. Ao todo são mais de mil pessoas em cena, representando diversos seguimentos e contando com uma participação voluntária significativa da comunidade.
“Eu achei maravilhoso, lindo como os jovens da nossa comunidade, as crianças, o Tiro de Guerra, a Maçonaria, os capoeiristas, os que estiveram atrás da cortina, como todos se doaram para que a gente tivesse este belíssimo espetáculo, que conta a nossa história e que nos orgulha bastante”, afirmou a prefeita Rosalba Ciarlini (PP).
O diretor Marcelo Flecha destacou que o grade diferencial é o espetáculo inclusivo. “Todos os cidadãos mossoroenses que quiseram participar tiveram essa oportunidade. Pela primeira vez tivemos surdos, o Fórum de Mulheres com Deficiência. A comunidade voluntária foi a verdadeira protagonista”, disse. Fonte: Costa Branca News
- Um pouco mais sobre Mossoró no Rio Grande do Norte - Brasil